Perguntas frequentes

Não sou Estatístico e nem Cientista da Computação. Consigo acompanhar o curso?

O curso foi planejado para ser acessível aos proficionais com perfil analítico e familiaridade com linguagens de programação. Tal perfil é encontrado em diversos cursos de graduação tais como: economia, administração, gestão da informação entre outros. É importante salientar que a enfâse deste curso é prática, baseada em aplicações reais. Sendo assim, os detalhes matemáticos, tais como demonstrações de teoremas serão reduzidos ao mínimo e/ou substituídos por ilustrações computacionais.

É necessário apresentar histórico de graduação ou mestrado?

O aluno deverá comprovar que possuiu um diploma de graduação obtido em instituições devidamente reconhecidas no ato da matrícula. Tal comprovação poderá ser feita com a apresentação do diploma ou declaração de conclusão de curso.

Tenho desconto se pagar pelo Curso todo de uma vez?

O pagamento deve ser feito em 18 parcelas de R$ 690,00. Grupos de alunos de uma mesma empresa (>= 10) devem consultar opções com o coordenador.

Posso resolver um problema do meu trabalho na monografia?

Sim e será encorajado a fazê-lo. Nosso interesse é desenvolver soluções para problemas reais. Dessa forma, a sua contribuição com problemas do seu contexto é muito bem vinda.

O que escrevo na carta de intenções?

  1. Relate sua trajetória acadêmica e profissional.
  2. Mencione suas expectativas de aprendizagem para o Curso.
  3. Responda a pergunta: Por que quero fazer este Curso?

Como será a entrevista do processo seletivo?

A entrevista será para conhecer os candidatos e esclarecer eventuais dúvidas decorrentes da carta de intenções. Será estabelecida uma banca formada por até dois professores do Curso que irão conversar com os candidatos.

Como devo montar o meu currículo?

O currículo pode ser extraído da plataforma Lattes, caso tenha, do LinkedIn ou qualquer outro formato comercial (curriculum vitae). Procure enviar um currículo enxuto com informações sobre os últimos 3 anos da sua carreira/formação, preferencialmente não excedendo 3 páginas.

Quando e como eu posso definir um orientador?

Você poderá aproximar-se dos professores do seu interesse a qualquer momento e ir desenvolvendo uma proposta de tema para a monografia. No entanto, a formalização das orientações deverá ser feita, antes do encerramento do segundo semestre, após a turma ter contato com todos os professores.

Quais as linhas de pesquisa do Curso?

O curso tem três áreas de concentração:

  1. Métodos estatísticos.
  2. Inteligência computacional.
  3. Sistemas de computação.

Você pode explorar na página dos professores as áreas de interesse de cada um para melhor definir o orientador.

A fase de monografia é presencial?

As reuniões semanais com seu orientador podem ser feitas de forma remota desde que acordado previamente com o orientador.

Haverá reposição de aula em caso de falta justificada?

O curso trabalha em módulos semanais de 4 horas de cada disciplina. Desta forma, não há tempo para a reposição de módulos. Porém, todo o material ficará a disposição do aluno que terá, via ambiente virtual de aprendizado, apoio dos monitores e demais participantes. Além disso, as eventuais dúvidas poderão ser sanadas com os colegas ou com o professor da disciplina nas aulas presenciais.