Estrutura do curso

O curso de especialização em Data Science & Big Data é uma parceria entre os Departamentos de Estatística e Informática da Universidade Federal do Paraná. Tal parceria oferece à você a oportunidade única de aprender e discutir todos os aspectos da ciência de dados e Big Data com professores especializados em cada uma das etapas do Data Science’s workflow. Aliando as poderosas ferramentas de análises estatísticas com as tecnologias para armazenamento e manipulação de gigantescas massas de dados, você estará pronto para prosperar na revolução da era da informação.

O curso é composto de três grandes módulos alocados em três semestres. O módulo I (primeiro semestre) apresenta os Fundamentos para Data Science e Big Data. O conteúdo deste módulo versa sobre infraestrutura computacional, fundamentos do pensamento estatístico e linguagens de programação. O módulo II (segundo semestre) apresenta as mais avançadas e modernas tecnologias para o processamento de Big Data, bem como, avançadas técnicas de modelagem estatística, tais como, modelos aditivos generalizados, árvores de classificação/regressão e modelos multivariados. Além disso, uma disciplina é dedicada as principais técnicas de machine learning passando por aprendizagem supervisionada, não-supervisionada e redução de dados e fechando com técnicas para análise de texto. No módulo III (primeiro semestre do segundo ano) você vai aplicar as técnicas desenvolvidas durante o curso para construir um produto baseado em dados do mundo real. A orientação desta etapa será direta com reuniões semanais. Os alunos serão encorajados a trazer os problemas reais de suas empresas para dentro do programa e soluções serão desenvolvidas junto com os professores orientadores.

Os módulos das disciplinas estão em detalhe aqui: módulos. A biografia dos professores está disponível aqui: professores.

Formato do curso

O curso de especialização em Data Science & Big Data ocorrerá às sextas-feiras (19:00 – 23:00) e aos sábados (08:00 – 12:00). Serão dois módulos de 4 horas por final de semana, tendo 15 semanas de duração por semestre totalizando uma carga de 390 horas entre aulas e atividades extras.

Filosofia de ensino

O curso será baseado em estudos de casos reais com muitas atividades práticas. Avaliação prioritariamente na forma de trabalhos práticos resolvendo problemas reais.

Certificação

Terá direito a obtenção do Certificado de especialista em Data Science e Big Data emitido pela Universidade Federal do Paraná, o aluno que comparecer a pelo menos 75% das aulas e obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% em todas as disciplinas do curso. O aluno deverá apresentar sua monografia em defesa pública (na forma de pôster) com banca de avaliação composta por até dois avaliadores. A monografia será obrigatoriamente na forma de um artigo científico.

Informações importantes

  • Seleção: Janeiro.
  • Matrícula: Janeiro/Fevereiro.
  • Chamada complementar: Fevereiro.
  • Aulas: Fevereiro.

Número de vagas e processo seletivo

O curso oferece 45 vagas sendo 5 para bolsistas. O processo seletivo será em três etapas:

  1. Carta de intenções (submissão online).
  2. Curriculum (submissão online).
  3. Entrevista (agendada após as submissões).

Para detalhes sobre cada fase bem como acesso aos editais acesse a página de inscrições.

Investimento

  • Matrícula: R$ 0,00
  • Curso: 18 mensalidades de R$ 690,00.